domingo, 8 de maio de 2011

TIPOS DE ENCADERNAÇÃO

Encadernação Brochura

A Encadernação Brochura é a encadernação na qual os cadernos são costurados na lombada em forma de acabamento, e colados a uma capa mole normalmente com papel grosso, ou apenas colados e fresados (sem costura)



Encadernação Canoa

A Encadernação Canoa ou Dobra é a encadernação usada em revistas e panfletos na qual os cadernos são grampeados.




Encadernação Wire-O

O sistema de Encadernação Wire-o é uma evolução do processo de encadernação em espiral, que utiliza o suporte feito em aço, que normalmente é realizado em formas de quadrado ou retângulo, muito utilizado para elaboração de agendas, calendários, apostilas e cadernos escolares.

A Encadernação Wire-o, torna o processo mais consistente e rígido, permitindo um acabamento mais sofisticado e detalhado do material. Permite também a utilização de várias gramaturas de papéis e outros tipos de materiais, como PVC, laminas plásticas entre outros.

Encadernação em Wire-o é uma ótima opção para artistas e designers, que podem ilustrar suas obras e imagens na capa, ou na produção de catálogos e portfólios, que utilizam este método de encadernação.

Este método de encadernação também é muito utilizado em calendários de mesa, geralmente distribuídos por empresas de forma de brindes.



Encadernação Espiral

O método de Encadernação com Espiral é muito utilizado para encadernação com qualquer quantidade de páginas, por exemplo: cadernos escolares, apostilas de cursos, trabalhos universitários, monografias e TCCs.

Neste modo de encadernação é as folhas são furadas através de uma máquina, os furos são redondos. Normalmente é colocado uma capa de plástico transparente na frente e uma capa plástica de cor opaca. No mercado existe espiral plástico de várias cores e metálico, esse mais difícil de ser comprado.



Encadernação artesanal

Encadernação artesanal é o ato de encadernar livros manualmente, sem uso de máquinas especiais. As ferramentas necessárias são encontradas em qualquer papelaria.

Muito utilizado antigamente, o processo depende do trabalho e esforço físico de uma pessoa, sem a ajuda de uma máquina de encadernar.
Existem muitos estilos para realizar a encadernação manual, apesar de ser um processo simples o trabalho de encadernação depende de uma capacitação e habilidade do individuo.

Durante a montagem de uma pequena encadernação, o individuo pode utilizar de grampos, espirais plásticas ou garras plásticas.


Termoencadernação

Termoencadernação refere-se aos processos de encadernação que utilizam algum tipo de cola activada termicamente, sem necessidade de perfurar os materiais a encadernar.

Na sua variante mais simples, são utilizadas capas com uma tira dum material colante que é activada recorrendo a equipamentos próprios que aquecem a cola, selando assim os conteúdos a encadernar.


Encadernação industrial

Os métodos industriais são aqueles utilizados pela indústria gráfica, principalmente editoras, para produzir exemplares em grandes quantidades.

No entanto, as gráficas rápidas vêm incorporando gradativamente várias tecnologias que antigamente ficavam restritas a grandes tiragens e disponibilizando-as a um custo acessível.

Existem, também, nas formas de orçamentos que as gráficas trabalham, um Briefing de informações que contribuem para o projeto. Ex: peça, formato, número de cores, papel quantidade e acabemento. Este último traduz todo o processo de encadernação (dobras, grampos, lombadas, faca de corte especial, verniz, relevo, bolso, etc).


Encadernação Japonesa

A técnica de encadernação japonesa é tecnicamente conhecida como “blocagem”.

Entre a blocagem Japonesa e a Chinesa tradicional existem apenas diferenças muito pequenas, sendo mais evidentes no acabamento da capa do que na estrutura do livro. Como na questão da equidistância dos furos de amarração.

A desvantagem desses sistema de blocagem, seja por amarração ou por colagem, é que as folhas são fatalmente dobradas no manuseio do livro, ao invés de abrirem naturalmente quando devidamente costuradas. Mesmo o papel mais resistente acaba partindo.
Esta técnica pode ter aplicação vantajosa quando usada para álbuns fotográficos, que pedem robustez e durabilidade, feitos de papel com fibras resistentes e média alcalinidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário