Fotografia Editorial
Podemos dizer que a fotografia editorial se encaixa entre a fotografia publicitária e o fotojornalismo.
Muito utilizada em revistas de moda e catálogos a foto editorial se diferencia da publicitária simplesmente pelo fato de não ter o propósito de vender um produto, mas sim ilustrar um determinado assunto.
Outra característica desta segmentação é dar ao fotógrafo a liberdade de expressão, sendo possível mostrar seu olhar sem grandes preocupações com regras.
Ao contrário da publicitária que segue um layout, onde a imagem devem ser feita idêntica, a fotografia editorial segue um tema e dentro dele devem constar determinados elementos, mas o fotógrafo tem liberdade para montar seu cenário e escolher o plano de sua preferência no momento do click.
Também pode ser utilizada para transmitir informações assim como no fotojornalismo, mas sem a obrigação de atualidade ou ineditismo.
Fotografia Catálogo
Item de marketing usado duas vezes ao ano pelas grifes de moda, os catálogos das coleções exigem grandes produções. Para produzir um, os profissionais do setor pensam na escolha dos modelos, nos looks, na locação das fotos, no fotógrafo, no número de páginas, na qualidade do papel e da impressão, enfim, numa série de atividades que, quando bem realizadas, cumprem seu objetivo. Além da vantagem de informar e agregar valor à marca, os catálogos exercem fascínio e conquistam o consumidor pelo apelo recreativo e fantasioso. Para os lojistas, o material evidencia prestígio no mercado. Este item tem grande poder, pois pode estabelecer um vínculo com o cliente, já que muitas vezes eles são guardados e acabam tornando-se peça de colecionadores, fãs da marca, que mostram todo seu carinho e gosto pela grife.
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