As fotografias de moda mostram muito mais do que roupa bonita! Uma boa imagem de moda deve contar uma história, mostrar o movimento e o caimento da roupa e mais: deve despertar na gente não só vontade de comprar mas também de pertencer ao contexto que envolve aquele look!
Pra que isso aconteça vários fatores são super relevantes: a luz, o cenário, a modelo escolhida , o modo como as peças estão dispostas para formar o look, e até mesmo os tipos de letra (tipografia) que as revistas/jornais/catálogos usam no texto que acompanham a foto. Sabendo disso, a gente pode começar a "ler" imagens de moda, ao invés de apenas olhar pra essas fotos!
Fotografia de Moda
O mercado fotográfico é extremamente amplo e mesmo quando só falamos de fotografia de moda, podemos dividi-la da seguinte maneira: editorial, comercial, fotojornalismo e beleza.
O editorial de moda tem sido um dos meios mais utilizados por estilistas e empresas para apresentar seus produtos ao público. Ele é aquele conjuto de fotos, normalmente em uma revista, que procura vender conceitos e comportamentos. Neste tipo de foto a atitude da modelo é essencial, pois ela se torna uma personagem que vai mostrar a linguagem de moda e do momento. Há menos “regras” na fotografia de moda editorial, ela abusa de cenários, poses e diferente tipos de iluminação.
Diferente do editorial de moda, a fotografia de moda comercial tende a um olhar mais limpo, com iluminação simples, poses mais suaves da modelo e cenários mais comuns para realmente mostrar a roupa ou os acessórios. Dentro da fotografia de moda comercial podemos citar as campanhas publicitárias em outdoors, anúncios, banners, capas de revistas, etc. O book de modelo também é considerado comercial, pois ele vende o “produto modelo” para o mercado de moda.
Bruno Dayan
Joanna Kustra
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